Total de visitas: 67908
|
DIFERENÇA DE ALIMENTOS
Diferenças de alimentos Natural, orgânico, integral e ecológico
NATURAL: alimentos que provêm de fontes originais da natureza sem no entanto terem sido obrigatoriamente produzidos com os insumos modernos. São os alimentos que não foram produzidos em laboratórios como, por exemplo, sabores e corantes artificiais de frutas, verduras, leite e tantos outros químicos empregados na moderna indústria de alimentos. Além disto, para nós é o alimento apropriado à espécie humana.
ECOLÓGICO: um alimento ecológico é aquele que surgiu em decorrência do estudo das relações entre os seres vivos e o meio onde vivem, bem como de suas recíprocas influências. São produzidos dentro dos princípios da agricultura ecológica sendo originado de um agricultor que tem a consciência de que fatores que preservam o homem como também a fauna e a flora, devem ser considerados para ter sua propriedade cem por cento ecológica. Na administração de seu cotidiano e de sua atividade produtiva, o agricultor demonstra ter soluções bem objetivas quanto ao destino de seu esgoto, por exemplo. Tem a preocupação de reaproveitar todo o material que sobra de suas atividades, destinando corretamente aquilo que realmente é lixo, tem noção de desperdício, da parcimônia, das relações coletivistas e da integração efetiva com outras áreas da sociedade para se alcançar, conjuntamente, uma melhor qualidade de vida para os dias de hoje e para os dias do amanhã.
ORGÂNICO: alimentos que passaram a ser assim denominados para diferenciá-los de outros que também são produzidos naturalmente. No entanto, não são empregados em seu processo produtivo os chamados insumos modernos. Em tempos mais recentes está se buscando excluir desta categoria, os produtos originários de propriedades rurais que não respeitam as questões humanitárias, tanto nas relações internas de trabalho como nos métodos de criação de animais.
INTEGRAL: são os alimentos que mantêm, ao serem consumidos, todos os seus integrantes nutricionais básicos. Por exemplo, farinha de trigo integral gerará um produto com a totalidade dos ingredientes básicos para um pão nutritivo. Se houver a ausência das fibras e do germe, obrigará que estes integrantes sejam compensados com outras fontes de nutrientes.
|
|